ELEIÇÕES COMITES 2021 – DIA 03.12.2021

Em 03.12.2021 será realizada a votação para eleição para renovação do Com. It. Es., os chamados Comites.

Mas o que é o Comites?

O Comitato per gli Italiani all’Estero é um organismo eletivo, que representa os cidadãos italianos residentes no exterior nas relações com a Embaixada e os Consulados, para inserção nos países no qual operam.

Quem vota?

Cidadãos italianos, maiores de 18 anos registrados no Aire (Cadastro dos Italianos Residentes no Exterior) e residentes na circunscrição consular e que estejam com a situação regular desde antes de 03.06.2021 ou seja: no passado você como cidadão italiano, já deve ter providenciado todas as atualizações cadastrais e de endereço, de modo a possibilitar a consequente participação na votação.

Para votar neste especifica eleição é essencial fazer a opção de voto, que é quando o cidadão solicita junto ao próprio Consulado sua inscrição na lista de eleitores.

Somente os cidadãos inscritos receberão o material eleitoral.

Como fazer a opção de voto?

Preferencialmente – diretamente no portal FastIt

Apresentando o formulário pessoalmente junto ao Consulado competente de sua residência.

Ou excepcionalmente enviando este mesmo formulário por correios.

Os formulários deverão ser acompanhados do respectivo documento de identidade recente / válido (a assinatura no formulário deve ser idêntica àquela do documento enviado – caso falte assinatura ou a mesma seja diversa do documento – o pedido de inscrição será rejeitado)

Acessando o portal FastIt, através do link a seguir:

https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco

  • Logar no sistema FastIt [https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco}, utilizando os dados previamente cadastrados de acesso.
  • Na opção registro Consular e AIRE clique em pedido de inscrição na lista de eleitores para eleição do Com. It. Es. Solicite o serviço, aceite os termos e siga adiante.
  • Por fim, gere o formulário, que após assinado e impresso deverá ser enviado pelo próprio portal, juntamente do documento de identidade acima referido.

Clique aqui para ir ao formulário.

As eleições são realizadas por correio e o Consulado enviará o envelope contendo a cédula eleitoral diretamente para a residência do eleitor ou o endereço por ele indicado no ato da inscrição.

ATENÇÃO: para receber o envelope eleitoral, o eleitor deve, portanto, solicitar ao seu consulado de referência que seja inscrito nas listas eleitorais, ATÉ O DIA 3 DE NOVEMBRO DE 2021.