Segundo dados oficiais do Banco Central do Brasil, em 2023, 47% das compras de empresas nacionais foram realizadas com capital estrangeiro. Em 2022, esse percentual foi de 29%.
Além disso, em 2023, as transações com compradores de fora do país responderam por 50,1% das 371 operações efetivadas. Não há dúvida, portanto, de que o investimento
estrangeiro está em franco crescimento no País.
Segundo pesquisa divulgada pela Bloomberg, o Brasil foi o segundo País que mais recebeu investimento estrangeiro direto em 2023, ficando atrás somente do Estados Unidos.
A melhora da percepção do risco do País, a queda de juros e a Ibovespa com índices
positivos são sem dúvida importantes pontos que tem colaborado com o acréscimo dos investimentos estrangeiros no Brasil, que envolvem as mais diversas áreas de atuação, com destaque para o ramo de energia sustentável, cosméticos, área automotiva e tecnologia em geral.
Com histórico de mais de três décadas atuando junto a seus clientes na consultoria
internacional, desde o início de 2024, a Guarnera Advogados assessorou diretamente seus clientes em 3 grandes operações de M&A, além de mais 3 operações em andamento, e das 6 operações realizadas em 2023.
O aumento progressivo do investimento estrangeiro no Brasil reflete uma considerável evolução positiva da percepção sobre o País, em especial em relação aos seus pares emergentes.
A expectativa para os próximos meses de 2024 são ainda mais promissoras.